Na Zdarovia

“Nazdaróvia”!

E lá se vai mais um talagaço de vodka direto pela guela. Esses russos são mesmo radicais. Não é à toa que os capitalistas tinham tanta preocupação com os graduados alcoólicos soviéticos... Fardados e engarrafados. A expressão tem o sentido de “saúde”, “adientro”, “cheers”, “tim–tim”...

(Aliás, um amigo músico que tocou MPB no Japão, uma vez decidiu fazer um brinde para os noivos contratantes da festa que ele animava. Em alto e bom tom, tascou: “tim-tim”! Quase o expulsaram do palco. Os japoneses colocaram aquela mãozinha na boca em sinal de vergonha! “Kampai”, seria a expressão mais indicada para a saudação. O onomatopéico brinde brasileiro significa... Bem, há vários nomes. Escolha o que você mais usa para se referir ao órgão sexual masculino.) De volta ao assunto.

"Nazdaróóóviaaaa!!!"

Vida longa ao Seu Hisbello e Dona Emília do restaurante Dona Irene, em Teresópolis: O único do Brasil especializado em comida russa, segundo o casal septuagenário que toca o negócio há 45 anos. Foi fundado por outro casal de imigrantes siberianos que fugiu da revolução russa em 1917 e chegou ao Brasil 43 anos depois. História sensacional. Vá conhecer o lugar e pergunta ao seu Hisbello que adora contar os pormenores dessa rapsódia russa.

"Nazzdaróóóóviaaaaa!!!!"

Seu Hisbello me serviu um Zakuskis. “pequenos bocados” de frios, pastinhas e petiscos frescos que acompanham a vodka... Não o contrário. O anfitrião que nasceu em Pernambuco mas fala russo, me intimou a experimentar a vodka caseira cuja garrafa vem à mesa dentro de um cilindro de gelo. A própria Dona Emília prepara a bebida artesanal, escondida, pra ninguém descobrir a receita. Pois a vodka da casa tem exatamente esse nome – Na Zdarovia. Experimentá-la, só depois de decorar as três regras tradicionais: Nunca beber sozinho; nunca beber sem logo após comer alguma coisa; e nunca tomá-la em pequenos goles ou misturada com gelo ou tônica, mas de uma vez.

Assim ó... Naaaazzzzvvvaggggóóóóveeeeaaaaaaa......Glup!

Agoga dá lizenza que vo danzar a balalaica...

Viva Gorbachov, Yeltsin , todos os filhos do Putin que inventaram ezzaa aguinha forte!

http://www.donairene.com.br/

veja a reportagem de TV sobre o assunto:

http://www.recordrio.com.br/videos.php?sid=2973


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O BARCO DO SHOPPING

Diamante bruto