Missão: Fora, omissão!

Foto: Gianne Carvalho


Cristianismo e capitalismo são incompatíveis, gritou a antropologia. Mas não ouvimos. Estamos hipnotizados. Fomos induzidos a acreditar no capitalismo neoliberal que avançou sua máquina de cortar grama por cima dos brotos do socialismo que germinavam nos canteiros rubros. Selvageria consumista - Ambiente abafado onde o homem é compelido a consumir
cada vez mais, inconsciente, manipulado pelas mensagens subliminares travestidas em modismos e prazeres supostamente necessários. É o reino do Hedonismo, lucrativo e charlatão.

Estes falsos modelos de comportamento invadem nossa casa todos os dias através da mídia, principalmente a TV e a internet. Querem, cada vez mais, alienar a todos. Temo pelas crianças. A nós, pais, mestres, voluntários, cabe manter-nos conscientizados sobre a necessária seletividade das informações. A missão é árdua: Separar diariamente o joio do trigo. Quem no Brasil tem tempo e disposição para ler, como na França? Só a elite. E por incrível que pareça, fazemos parte dela, não na ponta da pirâmide social, mas perto do ápice.

Nossa omissão em eleger candidatos corruptos, resultou na única e perigosa mobilização social com caráter revolucionário. O poder crescente nas favelas entupidas de armas e gente teleguiada por ocultos ou protegidos capitalistas escrotos. Sem a noção da real vida espiritual, o homem acredita na realidade da matéria. Neste meio, o acúmulo de riqueza é poder, ignorância, mito, alienação, fanatismo, desequilíbrio entre razão e emoção.

O homem ainda acredita nos mitos, crença coletiva comum nos povos de pouca instrução. É ausência de objetividade sobre o que é essencial no universo. Voltemos à Revolução Francesa, iluminista e humanista.

LIBERDADE - Estado que se alcança apenas na espiritualidade. No demais, estamos sempre presos a algo, inclusive à nossas próprias masmorras comportamentais erguidas pelas paredes da vaidade, do orgulho, da mentira.

IGUALDADE - Um sonho. Por ser irreal almeja-se compor as fileiras hipócritas da elite.

FRATERNIDADE - Tem raízes na caridade e na humildade, portanto, qual elite mundial estaria disposta a praticar estes princípios?

Só vejo uma saída. Coragem para mudar o que podemos. Resignação para as que não podemos. E sabedoria para diferenciar as duas situações. Precisamos multiplicar essa idéia com as futuras gerações. É o que resta à nossa geração, tão contaminada pelo sistema. Enquanto nos concentrarmos nisso, podemos nos assumir ”heróis da resistência”.


“O que me preocupa não é a atitude dos maus, mas a omissão dos bons.” (Martin Luther King)

Comentários

  1. Hei! Adorei seu blog! Começo a pensar que os blogueiros podem ser a resistência! Jornalistas finalmente com liberdade de imprensa. Parabéns pela proposta. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. "Marcuso"
    Vejo ainda nas crianças o alvo predileto.
    Cada vez mais a juventude troca o ter pelo ser. Nos meus tempos de garoto Capitão Aza passou anos a fio cantando suas quatro musiquinhas de incentivo à bondade, à honestidade ou temas educativos simples como o abecedário. Hoje nossas crianças tem que engolir uma enxurrada de gente vazia, com mente vazia. É Hargh Skol Miusicol pra lá, é Xuxa "Mengeli" pra cá.
    ... É difícil criar filhos competindo com essa ratataia, meu irmão !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O BARCO DO SHOPPING

Diamante bruto