A ciclovia e o juizado


Hoje, um honrado advogado me abriu os olhos para uma culpa oculta, no caso do italiano esmagado por um ônibus em Ipanema, na segunda-feira, 20 de novembro.

Talvez Georgio ainda estivesse vivo, não fosse o inconseqüente projeto da ciclovia na orla carioca.

Tal advogado me deu o "toque". Um renomado engenheiro de trânsito, endossou a tese.

A velocidade limite de 70 km por hora na pista mais próxima da praia é absurdamente alta. Facilitou a morte do italiano e é um risco constante para todos que caminham ou pedalam por alí!

Explico: Apenas um magro canteiro de apenas 30 centímetros de largura com pouco mais de 20 centímetros de altura separa a ciclovia da pista dos veículos motorizados. Por que não há uma mureta de proteção? Porque o visual da praia não pode ser prejudicado? Hipocrisia? Incapacidade? Omissão?

Tem mais... A ciclovia deveria estar mais próxima da praia, e não tão colada na pista por onde circulam ônibus e outras possantes máquinas mortíferas.

Tento extrair lições deste fato lamentável que começou com o furto de um cordão de ouro por um ignorante inconseqüente e terminou com a morte de um filho tentando salvar a dignidade do pai:

1. Ladrões são como moscas. "Você mata uma e vem outra em meu lugar", cantava Raulzito.
São filhos de Deus obrigados a crescer no cocô imoral evacuado pelo descaso político, a falta de educação, de emprego e projetos de futuro promissor nesta nação surreal.

2. Georgio, o italiano que se atracou com o ciclista ladrão, não tentou resgatar a jóia do pai pelo seu valor monetário; mas tentou salvar, mesmo que inconscientemente, o direito do pai em andar pela rua, livremente, como a constituição deste país prevê;

3. A prefeitura do Rio de Janeiro está mais preocupada com a estética da protegida zona sul do que com a segurança de quem a humaniza. E a prova é a ciclovia mal construída. Uma roleta russa permanente. A qualquer momento, outros 'Georgios" podem cair na pista diante de ônibus e carros. Outros carros e ônibus podem perder o rumo e invadir a ciclovia. Strike!

4. Por fim... A irresponsabilidade de nossas varas de infância que não dão suporte às famílias desses jovens desajustados. O juizado tem obrigação de assessorar tais marginalizados com psicólogos capazes de conscientizar os pais de menores de idade "apreendidos", para que os mesmos não voltem a cometer delitos.
Foi o caso de Rodrigo "tico 157", ex-traficante do Cantagalo que roubou um bicicleta e depois o cordão de ouro do pai italiano.

É o mesmo rapaz, que em 2004, ainda menor, foi "apreendido" em Copacabana, acusado pelo mesmo delito. Solto, comprovou o que aqui foi dito sobre o juizado da infância.

O jovem se entregou a polícia uma semana depois do crime. Alegou que estava sobre a influência de demônios. Não há dúvida disso. Agora que o assaltante está preso, os demônios vão atazanar outro ignorante de índole perversa. 

No campo de "força ódica", estudado pelo Barão Karl von Reichenbach no século XIX, os semelhantes se atraem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O BARCO DO SHOPPING

Diamante bruto